Nova Prata do Iguaçu

Nova Prata do Iguaçu

Em meados do século passado, exploradores se estabeleceram no Sudoeste do Paraná, vindos de outros estados, como o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Os primeiros moradores de Nova Prata chegaram por volta de 1950. Construíram suas casas em comunidades que antecederam a ocupação do município. Os colonizadores vinham das regiões fronteiriças e por picadas às margens do rio Iguaçu. A maioria destes imigrantes era dos estados vizinhos ao nosso.

A nossa região era coberta de matas nativas, destacando-se a peroba, canafístula, angico, louro, canela, marfim, pinheiros, cedro e grápia. Algumas dessas madeiras foram destinadas a construções de casas e outras benfeitorias. Muitas foram aproveitadas para exportação com fins lucrativos em centros maiores. Outras árvores acabaram deteriorando-se no solo, devido ao abandono dos carregadores, e, muitas outras, queimadas, quando surgiu a mecanização das lavouras.

A comercialização da madeira também foi uma contribuição para a fixação do homem em nossa região. Através do transporte e da retirada da madeira e instalações de serrarias.

A fixação do homem na região deu-se também devido ao comércio de bovinos entre os estados de São Paulo e Rio Grande do Sul.

Utilizando o Sudoeste do Paraná como passagem estratégica para a leva do gado, descobriram aqui riquezas naturais que os encantaram fazendo-os fixar-se em nossa região.

Nova Prata passa a ser paróquia em janeiro de 1968, com uma igreja e tendo como primeiro vigário o Rev. Padre Marcelino Risson. Para dar continuidade aos trabalhos religiosos, assume a paróquia em 1970, o Rev. Padre David Esupério Fontana, o qual permanece em nosso meio, protegendo e abençoando nossa comunidade.

Começou então a imigração que acontece até hoje.

Atrativos

Mapa

Associe-se

Seu empreendimento turístico, produto ou o seu município ainda não estão disponíveis no site Vales do Iguaçu? Preencha seus dados no botão abaixo e em breve entraremos em contato contigo!

Quero me associar