Sudoeste do Paraná


O histórico de ocupação do Sudoeste do Paraná se caracteriza por uma rica diversidade de episódios, que marcaram profundamente a formação socio-cultural desse território do Estado. Três momentos significativos são a questão de Palmas, com o litígio entre Brasil e Argentina; O Contestado, litígio entre Paraná e Santa Catarina; e a marcha para o Oeste e a Revolta dos Posseiros.

Atualmente, a região sudoeste do Paraná compreende 42 municípios que possuem relação histórica, econômica e social com o território Sudoeste.

A intensa migração iniciada a partir da década de 40, que ampliou significativamente a população dessa região, principalmente a partir da década de 60, expandiu o dinamismo econômico da agricultura para importantes atividades industriais e de serviços. Nesse sentido, a indústria agroalimentar, de confecções, de fabricação de móveis, metal mecânica e de eletroeletrônica, e de importantes segmentos de prestação de serviços familiares e empresariais, incluindo a presença de importantes centros de ensino superior públicos e privados, assim como de atendimento na área de saúde, demonstram a rápida evolução e a capacidade empreendedora desse território.

 

Sem dúvidas, uma grande região!

 

Na região são 412 km de percurso do Rio Iguaçu incluindo 60 km que integram o Parque Nacional do Iguaçu e suas ilhas. No percurso 5 hidrelétricas geram 5.348 MW de energia para 18 milhões de habitantes, o equivalente à população do Paraná e Santa Catarina juntos! Temos a maior reserva de araucárias do mundo com pinheiros que chegam a 500 anos de idade e mais de 40 m de altura. No alto da Serra do Divisor está Palmas, a cidade mais fria do Paraná com altitudes que chegam aos 1.300 m incluindo um parque eólico instalado. Na região encontra-se a Cratera de Impacto Meteorítico de Vista Alegre com 9,5 km de diâmetro datada em 115 milhões de anos. São 3 estâncias de água termal e mineral em Francisco Beltrão, Verê e Sulina a maior concentração de complexos hidrotermais do Paraná. Nossa bacia leiteira é a maior do Estado, são diversos queijos de receitas originais para degustar, vários deles premiados nacionalmente. São 3 aduanas integradas com a Argentina, incluindo a fronteira com o ponto mais oriental daquele país em um ponto de trifronteira seca. Mais de 500 produtores de uva e vinho artesanal se espalham pela região, incluindo espumantes vencedores de premiações em nível nacional. O maior guardião de sementes crioulas da América Latina, com 300 variedades de sementes de feijão, milho, arroz, amendoim e ervilhas. É nosso o recorde da maior fogueira de São João com 62 m de altura e o recorde do maior salame do Brasil com 8,6 metros e 80 kg!. Nossas cidades estão entre as melhores do Brasil quanto ao nível de qualidade de vida de sua população.

Associe-se

Seu empreendimento turístico, produto ou o seu município ainda não estão disponíveis no site Vales do Iguaçu? Preencha seus dados no botão abaixo e em breve entraremos em contato contigo!

Quero me associar